terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

GUARU MIX - Coletânea de curiosidades sobre a cidade de Guarulhos,SP


POPULAÇÃO 

"No censo de 1980,constatou-se que 71,26% da população local,não havia nascido no município e que 43,62% tinha chegado à cidade de 1970 em diante. Constatava-se a presença predominante de pessoas nascidas no interior de São Paulo. 

Mas,em segundo lugar,16% da população local era proveniente dos estados da Bahia e Minas Gerais.Outro tanto provinha de vários estados do Nordeste.Por ordem de migrantes, tirando o interior de São Paulo,os estados que mais contribuíram para formar a população local foram: Bahia, Minas Gerais,Pernambuco,Paraná,Ceará,Alagoas e Paraíba" (fonte: Elói Pietá,"Revirando a História de Guarulhos", Editora Cajá)
-
OS ANTIGOS CEMITÉRIOS

Num relatório de 1905,constante dos arquivos da Prefeitura,há referência à três cemitérios:um em Bom Sucesso e dois na Vila da Conceição. Em verdade,nada mais eram que duas partes distintas da mesma necrópole existente numa parte do triângulo formado pelas ruas Felício Marcondes,Osvaldo Cruz e Padre João Gonçalves.

A metade superior era destinada ao sepultamento de qualquer cidadão e a inferior,era privativa da Irmandade do Rosário,que aparece nos arquivos da Cúria Metropolitana com o nome de Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

A rigor,pois,havia na sede da Vila um único cemitério,embora dividido.Não há dúvida,no entanto,que muito antes houve dois outros: um,no lugar hoje delimitado pela Avenida Guarulhos e ruas General Osório e Barão de Mauá,justamente na quadra em que se encontra a garage da Empresa de Ônibus Guarulhos. Outro,na Praça Conselheiro Crispiniano,lugar em que foi construída,nos fins do século 18 a antiga Capela de N.Sª do Rosario (fonte: Adolfo de Vasconcelos Noronha, "Guarulhos,Cidade Símbolo,História de Guarulhos,1560-1960)
-


PROGRESSO

O progresso trouxe perigo de incêndio a Guarulhos . Então, a comunidade e o Rotary Clube colaboraram para que o prefeito Mário Antonelli pudesse instalar o Corpo de Bombeiros na cidade, inaugurado em 24 de março de 1965, na avenida Monteiro Lobato.
João Ranalli ocupava um cargo de confiança no governo estadual e representou o governador Adhemar de Barros na solenidade. O 1° carro de bombeiros recebeu a benção do vigário Elias. Estavam presentes o comandante do Corpo de Bombeiros e presidente da Câmara Municipal, Mylton Mesquita, o presidente do Rotary Clube, Hans Gummerbach e o presidente da Sociedade de Prevenção e Combate ao Fogo.(foto: Massami Kishi - fonte: http://www.guaru.com.br/secxx/detalhe.asp?codigo=8